preparando para o futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
preparando para o futuro

O forum dos futuros preposos da espcex
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 EXPANÇÃO MARITMA EUROPÉIA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/11/2009
Idade : 29

EXPANÇÃO MARITMA EUROPÉIA Empty
MensagemAssunto: EXPANÇÃO MARITMA EUROPÉIA   EXPANÇÃO MARITMA EUROPÉIA Icon_minitimeQua Dez 02, 2009 8:22 pm

A historia da América está intimamente ligada ao processo de desenvolvimento
Econômico europeu. O expansionismo que levou s europeus à dominação da América estava baseado em interesses comerciais, ou seja, foi uma das formas de superar as crises dos séculos XIV e XV. A igreja católica envolveu-se desde o inicio da expansão marítima por estar interessada na difusão da fé cristã. (Concílio de Trento - O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico, convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade de fé e a disciplina eclesiástica. A sua convocação surge no contexto da reacção da Igreja Católica à divisão que se vive na Europa do século XVI quanto à apreciação da Reforma Protestante. O Concílio de Trento foi o mais longo da história da Igreja: é chamado Concílio da Contra-Reforma. Emitiu numerosos decretos disciplinares. O concílio especificou claramente as doutrinas católicas quanto à salvação, os sacramentos e o cânon bíblico, em oposição aos protestantes e estandardizou a missa através da igreja católica, abolindo largamente as variações locais. A nova missa estandardizada tornou-se conhecida como a "Missa Tridentina", com base no nome da cidade de Trento, onde o concílio teve lugar. Regula também as obrigações dos bispos e confirma a presença de Cristo na eucaristia. São criados seminários como centros de formação sacerdotal e reconhece-se a superioridade do papa sobre a assembléia conciliar. É instituído o índice de livros proibidos Index Librorum Prohibitorum e reorganizada a Inquisição.) O elemento básico do sistema colonial era o Pacto Colonial (O Pacto Colonial (ou exclusivo metropolitano) era um sistema pelo qual os países europeus que possuiam colônias americanas mantinham o monopólio legal da importação das matérias-primas mais lucrativas dessas possessões, bem como a exportação de bens de consumo para tais colônias. As colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de que poderiam estabelecer os preços mais vantajosos. Os europeus vendiam caro e compravam barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial. Regra básica do pacto colonial — à colônia só era permitido produzir o que a metrópole não tinha condições de fazer. Por isso, a colônia não podia concorrer com a metrópole. A lógica do pacto colonial integra as idéias econômicas do Mercantilismo, sendo exemplificada pelas companhias de comércio exclusivistas criadas no século XVII, tais como a Companhia das Índias Ocidentais (Holanda) ou a Companhia do Maranhão (Portugal).
Caracteristicas
1. Produto das transformações sócio-políticas

Ocorreu na baixa idade média. Faz parte da colonização: As Cruzadas O Renascimento Comercial (burguesia) Crise dos cem anos Renascimento cultural Reforma protestante Formação das monarquias nacionais
2. Causas Gerais
Monopólio comercial no Mediterrâneo (árabes e italianos) – 400% de inflação Expansão da fé cristã (Inácio Loyola – Cia de Jesus) Degredados Avanço tecnologico (bússola, astrolábio)
3. Causas especificas
Portugal – Ciclo Oriental Posição geográfica estratégica Revolução de Avis (seu objetivo era impedir a anexação de Portugal ao Reino de Castela, já que a rainha D. Beatriz (pertencente à Dinastia de Borgonha) era casada com o monarca castelhano.) Escola de Sagnes Tomada de Ceuta Ciclo Oriental (Transposição, Bonjador por Giveneias, Bartolomeu Dias e Vasco da Gama) Espanha – Ciclo Ocidental Guerra de Reconquista Rivalidade Colombo (Teoria de circo navegação
4. Consequências
Queda do monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo Transferência do eixo comercial Extremismo da população nativa Início da Revolução Industrial Início da revolução dos preços (Processo inflacionário da economia européia em relação à grande introdução de ouro e prata provenientes da América)
Ir para o topo Ir para baixo
https://prep.directorioforuns.com
 
EXPANÇÃO MARITMA EUROPÉIA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
preparando para o futuro :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: